Mutirão on-line do Procon-PR ajudará consumidores a renegociar dívidas a partir de 1º de março

Poderão ser renegociados débitos atrasados em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

27/02/2025 às 15:28 - Atualizado em 27/02/2025 às 15:28

Compartilhe:

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Procon-PR, promoverá um mutirão on-line de renegociação de dívidas a partir de 1º de março. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, ProconsBrasil e Febraban, faz parte do Mês do Consumidor e segue até 31 de março.

Os consumidores poderão renegociar débitos atrasados em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras. No entanto, dívidas com garantia real, como financiamento de veículos e imóveis, ou contratos em dia, não poderão ser renegociadas.

As negociações ocorrerão exclusivamente na plataforma consumidor.gov.br. Para participar, basta se cadastrar, criar um login e senha e relatar a dívida informando o desejo de participar do mutirão. É recomendado que o consumidor indique o valor que pode pagar mensalmente.

Após o registro, o banco ou instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma proposta. O consumidor, então, terá 20 dias para avaliar a oferta.

Além das negociações, os participantes terão acesso à plataforma Meu Bolso em Dia, que oferece conteúdos gratuitos sobre educação financeira e prevenção ao superendividamento.

“A educação financeira é essencial para evitar problemas futuros. Essa é uma oportunidade para que as pessoas saiam do sufoco e organizem suas finanças”, destaca Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!