Família doa respirador ao Hospital São Vicente após falecimento de idoso em Guarapuava

Aparelho foi comprado com apoio da comunidade e agora vai beneficiar outros pacientes.

Foto: William Batista/ CulturaNews

14/04/2025 às 14:58

Compartilhe:

Em um gesto de solidariedade e gratidão, na última quinta-feira (10), a família de João Maria de Oliveira, de 78 anos, doou ao Hospital São Vicente, o respirador utilizado pelo idoso durante os últimos meses de vida. Ele enfrentava complicações pulmonares causadas por um câncer e permaneceu internado por três meses na UTI. O equipamento foi adquirido com recursos arrecadados por meio de vaquinhas online, rifas e até um concerto de piano organizado por um dos filhos. O CulturaNews acompanhou parte dessa trajetória em reportagens sobre a mobilização da família.

Como a família não conseguiu o aparelho pelo SUS, buscou apoio da comunidade para arrecadar os cerca de R$ 40 mil necessários. O objetivo era possibilitar a alta do hospital antes do Natal. João recebeu o equipamento em teste e foi liberado para ir para casa no dia 20 de dezembro.

“Ele ficou três meses usando o aparelho. Infelizmente, no dia 23 de março, veio a óbito. Já não conseguia respirar sozinho. mas a gente pôde ter esse tempo com ele em casa”, contou Letícia Oliveira Alves, filha.

A decisão de doar o respirador ao Hospital São Vicente veio como forma de retribuição à ajuda que receberam. “Não foi comprado com recursos próprios, foi uma ação pública, que teve grande apoio da comunidade, inclusive de fora do estado. Por isso decidimos entregar ao hospital”, disse João Marcos de Oliveira, filho do idoso.

Durante a internação, a família organizou momentos de carinho e presença. Um exemplo foi a comemoração do aniversário de três anos do netinho de seu João, realizada em frente ao hospital para que o avô pudesse participar, com a supervisão da equipe de saúde.

A psicóloga Bruna Vitória Araújo destacou a importância do envolvimento da família no processo de tratamento. “A família esteve presente todos os dias, isso faz toda a diferença. Agora, esse gesto de doação do respirador vai ajudar outros pacientes a também poderem voltar para casa.”

O médico Murilo Casagrande explicou que o aparelho é essencial para pacientes com doenças pulmonares ou neurológicas que não conseguem respirar sozinhos. “No caso do seu João, foi esse respirador que permitiu a alta da UTI. Agora, o aparelho poderá ser usado por outros pacientes que estejam em transição do hospital para casa.”

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!