Da Turquia, padre Jean Patrik revela emoção com eleição de Leão XIV: “O rugido do amor de Deus”

Em entrevista à Rádio Cultura, pároco da Catedral de Guarapuava falou sobre simbolismos da escolha e destaca a força da mensagem de paz do novo Papa.

Padre Jean Patrik acompanha com emoção, direto da Turquia, o anúncio do novo Papa Leão XIV. Foto: Reprodução/ Instagram

08/05/2025 às 18:28 - Atualizado em 08/05/2025 às 18:54

Compartilhe:

Durante a cobertura especial da Rádio Cultura, que acompanhou ao vivo o anúncio histórico do novo papa, Leão XIV, os jornalistas Cléber Moletta e Céci Maciel, ouviram o pároco da Catedral e Santuário Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik, que falou com emoção diretamente da Turquia, onde realiza uma viagem religiosa e cultural.

“A emoção foi muito grande. Ainda estou bastante emocionado”, disse o padre, em conexão internacional com a equipe da Cultura. Distante da paróquia e dos familiares, ele relatou ter vivenciado o momento com ainda mais intensidade. “Estou visitando igrejas históricas na Capadócia e em Antioquia, cidades profundamente ligadas às origens da fé cristã. Ver o novo Papa se apresentar me trouxe a imagem de São João Paulo II. Foi muito forte.”

Padre Jean contou que acompanhou o anúncio direto do celular, tudo ao vivo. Ele destacou a mensagem de paz como uma das palavras mais poderosas ditas pelo novo Pontífice: “Quando os anjos anunciaram Jesus, disseram ‘paz na terra’, e foi também a última mensagem de Cristo ressuscitado. Então, é muito simbólico que Leão XIV tenha começado por aí”.

Ao comentar o perfil do novo Papa, latino e agostiniano, padre Jean reforçou o que chamou de “rugido do leão, não um rugido agressivo, mas o rugido do amor”. Para ele, esse simbolismo reforça que a Igreja segue viva, humana e conectada com o mundo.

Sobre o legado do Papa Francisco, o padre também fez uma reflexão emocionada: “O Papa Leão XIV fez muitas referências ao seu antecessor. Francisco não será apenas lembrado: ele ainda será descoberto. Seu discurso era vivencial. Ele nos ensinou a importância do encontro, da escuta, da proximidade”.

A partir de uma região onde a maioria da população é muçulmana, padre Jean disse que sente ainda mais o valor do diálogo inter-religioso. “A presença cristã aqui é pequena, mas isso só reforça a importância de uma Igreja que prega a unidade e a paz, como o novo Papa destacou em suas palavras.”

A entrevista encerrou com o padre emocionado, dizendo sentir-se em comunhão com os fiéis de Guarapuava: “Recebi vídeos do sino da Catedral tocando, pessoas se manifestando. Mesmo longe, estou conectado com vocês. Levo comigo essa experiência profunda. E volto em breve, com a fé ainda mais fortalecida”.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!