A bibliotecária responsável, Gabriele Korp, explica que, apesar de a digitalização representar um avanço significativo, a implantação do sistema exigirá um trabalho detalhado e cuidadoso. Segundo ela, todo o processo será feito manualmente, com a inserção de cada item do acervo no sistema, garantindo a organização e a integridade dos dados.
A digitalização também contribuirá para um acesso mais acessível e dinâmico às obras, tanto no espaço físico quanto online. A consulta ao catálogo poderá ser feita de forma remota, e a biblioteca passará a oferecer serviços como emissão de relatórios e gerenciamento informatizado de empréstimos, otimizando a experiência dos leitores.
A Secretária da Cultura, Rossana Manfredini também destacou a importância dessa parceria para a Biblioteca Municipal “Ao implantarmos esse sistema, teremos uma logística muito mais eficiente. O pesquisador, o aluno ou qualquer pessoa que deseje fazer uma consulta terá acesso rápido às informações do acervo. Hoje, o processo ainda é feito com fichas, o que exige a busca manual nos arquivos, depois localizar a seção e só então procurar o livro. Com o sistema, tudo isso será automatizado”.
Fonte: Secom
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



