Um terreno com 16.920 m², no Bairro Alto Cascavel, que pertence a Prefeitura de Guarapuava e inicialmente receberia a construção de um Cense (Centros de Socioeducação), deve mudar de finalidade e ser utilizado para construção de 140 casas populares.
O uso do terreno para habitação é uma proposta da gestão Denilson Baitala (PL), mas depende da aprovação dos vereadores. O projeto de Lei Ordinária 26/2025, que formaliza a mudança de destinação do imóvel, está na pauta desta segunda-feira (09/06) na Câmara de Vereadores.
O terreno fica no bairro Alto Cascavel e é da prefeitura. Ainda na gestão Cesar Filho, em 2013, havia o interesse em usá-lo para construir o Cense. Agora, Baitala encaminhou para Câmara o pedido de autorização para mudar a finalidade para “doação ao Programa Minha Casa Minha Vida – FAR, para construção de unidades habitacionais de interesse social”.
Uma vantagem do terreno é que todo o entorno é urbanizado e o custo para adequações será menor. Na justificativa do projeto enviado para Câmara, o prefeito afirma que o local possuiu “infraestrutura urbana adequada e localização estratégica próxima a serviços públicos essenciais. Tal situação privilegiada a torna especialmente apropriada para a implementação de programas habitacionais de interesse social”.
O valor da área é estimado em R$ 2.497.791,58 e atualmente está sem nenhum uso.
Habitação
Em campanha, Denilson Baitala prometeu entregar 1500 casas populares. O tema tem sido tratado como prioridade da gestão, ainda que dependa de ações diretas dos governos estadual e federal e da iniciativa privada.
Recentemente, o governador Ratinho Junior (PSD) prometeu que Guarapuava receberia 3 mil casas, contudo, o político não detalhou quando e como elas seriam viabilizadas.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


