A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebra nesta sexta-feira (13) seus 35 anos de fundação. E para marcar a data, o Campus Cedeteg, em Guarapuava, realiza uma programação especial com visitação de estudantes no período da manhã e uma festa junina à tarde.
Logo cedo, os pátios do Cedeteg ficaram cheios com a presença de alunos de colégios de Guarapuava e da região. Eles participaram do Walking Tour, uma atividade promovida anualmente pela universidade para apresentar os cursos, os laboratórios e os espaços acadêmicos.
“É um evento anual que a gente realiza, tem como objetivo que os estudantes da educação básica conheçam a nossa universidade. Então é um momento que eles podem fazer seus tours, conhecendo os departamentos, os cursos, e assim visualizar de perto o que temos pra oferecer pra formação profissional deles”, explicou Ricardo Yoshimitsu Miyahara, diretor-geral do Campus Cedeteg.
A ação faz parte da tradição da universidade, que foi criada em 1990 a partir da união de instituições de ensino superior de Guarapuava e Irati.
“A Unicentro, ela foi a constituição de duas instituições de ensino superior, de Guarapuava e de Irati, que há 35 anos atrás juntaram-se os esforços para montar o que hoje nós temos: a Universidade Estadual do Centro-Oeste”, destacou Miyahara.
Com três campus principais — Cedeteg, Santa Cruz e Irati — e quatro unidades avançadas, a Unicentro atende cerca de seis mil alunos, podendo chegar a oito mil com os cursos a distância. A universidade oferece 42 cursos de graduação e 30 programas de mestrado e doutorado.
“São mais de 60 ofertas de cursos, considerando turnos e locais. E essa formação não é só técnica ou profissional. A universidade também oferece um desenvolvimento pessoal, humano, de rede de contatos, que é essencial pra atuação na sociedade”, afirmou Mauricio João Atamanczuk, pró-reitor de planejamento.
Durante a visita, mais de mil estudantes exploraram os espaços da universidade e aproveitaram a estrutura decorada com elementos juninos. À tarde, a programação continua com o 6º Arraiá do Cedeteg, a partir das 15h, com barracas típicas, brincadeiras e apresentações artísticas abertas à comunidade acadêmica.
“Está sendo uma experiência incrível. É a segunda vez que eu venho participar do Walking Tour aqui da universidade. A gente sabe da importância de vir, de mostrar para os alunos como são os cursos, como funciona, então acho uma experiência incrível”, disse a estudante Isabele Costa, de 15 anos.
“Chegamos agora há pouco, vamos conhecer ainda bastante áreas aqui. Já quero fazer a iniciação. Está sendo legal até agora”, comentou Thobias Hirt, de 17 anos.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



