A Pesquisa Nacional sobre Juventudes e Fé, iniciativa da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com universidades e centros de pesquisa, já alcançou mais de 9.800 respostas válidas. Com a meta inicial superada, a pesquisa agora pretende intensificar a participação de adolescentes entre 12 e 17 anos.
A recepção da pesquisa, de acordo com a Comissão para a Juventude da CNBB é “uma verdadeira demonstração de que a juventude quer ser ouvida e deseja participar ativamente dos caminhos da Igreja no Brasil”.
O foco da pesquisa, nesta fase, é ampliar a participação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, que ainda estão sub-representados na escuta nacional. Até agora, apenas 138 adolescentes responderam — e a nova proposta é alcançar mais 1.000 vozes dessa faixa etária.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
A Comissão recorda que a escuta é um gesto de amor e compromisso, e que “está no centro da missão da Igreja com os jovens”. Por esse motivo, essa nova etapa da pesquisa quer garantir representatividade real de todas as juventudes — “inclusive daquelas que ainda não atingiram a maioridade, mas que vivem intensamente sua fé, suas dúvidas, seus sonhos e seus desafios”.
A participação de adolescentes é condicionada à autorização dos pais. Assim, para facilitar, os Jovens Conectados prepararam um vídeo tutorial explicando o passo a passo para que adolescentes possam responder com autonomia e segurança. A participação é simples, voluntária e protegida por critérios éticos.
Fonte: CNBB.



