Entidades se unem para ampliar Aeroporto de Guarapuava após anúncio de suspensão de voos da Azul

Comissão quer entregar projeto de ampliação até agosto para garantir mais voos e novas companhias na cidade.

Foto: Reprodução/ Acig

11/07/2025 às 08:15 - Atualizado em 11/07/2025 às 08:33

Compartilhe:

Mais de 15 entidades de Guarapuava estiveram reunidas ontem (10), na Casa da Indústria, para discutir os próximos passos depois da suspensão dos voos da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, anunciada no início de julho. A suspensão deixou a cidade sem os voos de conexão com Campinas e Curitiba, que eram usados com frequência por empresas e pela comunidade.

No encontro, ficou definida a criação de um projeto para ampliar e modernizar a estrutura do aeroporto. Uma comissão foi formada com ACIG, CDL, Fiep, Sindusmadeira, Sindirepa e Sindicato Rural para contratar uma empresa especializada que elabore o projeto. Também foi discutida a participação de empresas privadas para custear a elaboração do projeto e atuar como parceiras. A Cooperativa Agrária já confirmou que está disposta a contribuir financeiramente, reforçando o interesse de manter a conectividade aérea que atende a cooperativa e outros setores da economia local.

A meta é concluir o projeto até agosto e entregá-lo ao Governo do Estado com apoio de parlamentares da região. Para a presidente da ACIG, Maria Inês Guiné, é urgente avançar na estrutura do aeroporto para que Guarapuava não dependa de uma única companhia aérea.

Além de lideranças empresariais, participaram representantes da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Fiep, Sesi, Festa do Soquete, CACICOPAR, COAMIG, Agrária/Ireks, ALEP, Direção do Aeroporto Tancredo Thomas de Faria, entre outros.

Desde o início do ano, reuniões já vinham sendo feitas para buscar soluções para o aeroporto. Em janeiro, a Azul informou que os voos seriam mantidos apenas entre Guarapuava e Curitiba, mas a falta de melhorias na infraestrutura — como pista de escape, sinalização e qualidade da pista — pesou para a suspensão total.

A intenção agora é viabilizar melhorias que tornem o aeroporto atrativo para mais companhias e garantam voos a curto, médio e longo prazo.

Com informações da Acig

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!