A assembleia dos trabalhadores da SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) será realizada nesta quinta-feira (14/08), às 18h, na Associação dos Servidores da SURG. Será debatida a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026.
Além disso, o Sindiurbano (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná) colocará em votação o indicativo de greve. A empresa, segundo o sindicato, não mostrou interesse em negociar itens importantes da proposta dos trabalhadores.
A Surg entregou uma proposta para os trabalhadores. Em relação ao salário, o reajuste proposto é de 5,53%. O documento da Companhia tem 22 páginas e trata de diversos pontos.
Algumas das demandas do sindicato, são:
- – concurso público, pois há falta de funcionários na empresa o que causa sobrecarga nos trabalhadores, o que pode configurar assédio moral, segundo o sindicato;
- – adicional de serviço essencial;
- – NR 38: empresa não cumpre Norma Regulamentadora que estabelece, entre outras questões, a troca semestral e a lavagem diária de uniformes; bem como não fornece banheiros químicos para trabalhadores da área operacional, conforme a entidade sindical;
- – adicionais: todos os trabalhadores da SURG têm direito ao adicional de periculosidade ou insalubridade em grau máximo, mas empresa não paga o percentual devido.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



