Militarizar brigadas comunitárias e ampliar presença dos Bombeiros na região é desafio do novo comando

Tenente Coronel Jorge Augusto Ramos disse que vai trabalhar para aumentar a presença da corporação em mais municípios.
16/09/2025 às 08:00

Compartilhe:

Com sede em Guarapuava e atuação em mais 20 municípios, o 12º Grupamento de Bombeiros tem presença com equipes e estruturas em Guarapuava, Pitanga e Laranjeiras do Sul, com quarteis militarizados, e Candói e Pinhão, com brigadas comunitárias. O tenente coronel Jorge Augusto Ramos elencou como prioridade ampliar a presença na região. 

“Nós precisamos colocar bombeiros em mais cidades, meu desafio é a militarização dos postos de brigada comunitária em Pinhão e Candói e levar a brigada para mais cidade, temos grandes vazios, municípios que estão longe do atendimento”, disse o comandante .

A militarização tem como principal desafio a contratação de pessoal, segundo ele. A contratação de temporários e de militares já na reserva são formas de ampliar os recursos humanos disponíveis. 

Já para ampliar a presença na forma de brigada comunitária, as parcerias com prefeituras são essenciais. 

“Não adianta termos uma instituição de Estado que presta um serviço de qualidade, mas que muitas vezes está muito longe das pessoas”, enfatizou Ramos. 

Seguindo um projeto já iniciado por seu antecessor, Coronel Spaki, Ramos afirmou que Guarapuava deve se estruturar para ser uma unidade formadora do Corpo de Bombeiros. Parte desta iniciativa passa pela estruturação do quartel do bairro Primavera. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!