Procon afirma que combustível ficou mais barato nas distribuidoras, mesmo assim postos aumentaram os preços 

informação consta na análise de notas fiscais apresentadas ao Procon.

Foto: Freepik.

25/09/2025 às 16:28 - Atualizado em 25/09/2025 às 16:47

Compartilhe:

 

Análise preliminar das notas de compra do combustível apresentadas por postos de Guarapuava ao Procon mostram que o preço ficou alguns centavos mais baixo em setembro, mesmo assim o preço subiu para o consumidor final. 

A informação foi divulgada pelo superintendente do Procon de Guarapuava, Raphael Virmond, em entrevista ao programa Cidade em Movimento, da Rádio Cultura

“Nas notas de compra do mês de setembro o combustível ficou alguns centavos mais barato que agosto, mesmo assim eles aumentaram o preço”, afirmou o superintendente. 

Assista na íntegra

Segundo ele, cerca de 40 postos foram notificados. Alguns, que já tiveram a resposta analisada, alegaram aumento de custos operacionais para o aumento do preço. 

Até o momento nenhuma multa foi aplicada. “O que não podemos deixar existir é um preço abusivo ou uma combinação de valor”, afirmou Virmond. 

O órgão vai verificar se há abusividade no preço e, se verificar indícios de alguma irregularidade, como combinação de preço, oficiar autoridades competentes. Não há prazo para analisar as respostas que os postos apresentaram.

Notificações

O Procon notificou os postos na semana passada e recebeu as respostas até a última terça-feira (23/09). As notificações ocorreram após aumento de preço simultâneo em vários postos da cidade na segunda semana de setembro. 

As empresa alegam que o preço não é controlado, tabelado, respondendo ao mercado de livre concorrência, e o aumento de preço se refere ao aumento dos custos operacionais das revendas.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!