Dom Amilton participa de reflexão sobre missão evangelizadora no ambiente digital

O encontro nacional reuniu sacerdotes de diversas regiões do país.

Sacerdotes de diversas regiões do país. (Fotos: Fiama Tonhá).

30/10/2025 às 15:40 - Atualizado em 30/10/2025 às 19:54

Compartilhe:

Entre os dias 28 e 29 de outubro, a Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), sediou o Encontro dos Padres em Missão Digital, que reúne sacerdotes de diversas regiões do país para refletir sobre os desafios e oportunidades da evangelização no ambiente digital. O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, que compõe a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, também participu do evento.

O objetico do encontro era inspirar uma comunicação digital mais autêntica, criativa e evangelizadora, em sintonia com os desafios do mundo contemporâneo. No primeiro dia, os participantes acompanharam reflexões de dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; e de dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão, ressaltou que a comunicação é, antes de tudo, uma realidade humana, que exige comunhão e relação fraterna:“sabemos da importância dos meios de comunicação, mas, antes de sermos instrumentos técnicos, precisamos ser promotores de comunhão.”

Ele destacou a necessidade de caminhar juntos na diversidade de dons, lembrando a mensagem do Papa Leão XIV ao Jubileu dos Missionários Digitais e dos Influenciadores Católicos, que convocou os comunicadores a trabalhar pela rede de Deus:“redes de amor que consertem o que está partido e curem a solidão. Redes que deem espaço ao outro mais do que a nós mesmos, onde nenhuma ‘bolha de filtros’ possa apagar a voz dos mais fracos.”

O prefeito do Dicastério também lembrou que “o Bom Samaritano está nos esperando fora dessa bolha, na realidade, na experiência da comunhão”. Segundo ele, é fundamental formar pessoas bem informadas e instruídas, pois “nossa fé não é individualista, mas comunitária”. Ruffini agradeceu aos participantes pela disponibilidade e pelo compromisso: “Nós, do Dicastério, fizemos uma reflexão pastoral sobre esse tema – é um primeiro passo, e esse encontro de hoje é um segundo passo. Obrigado por aceitarem esse desafio.”

O segundo dia do encontro foi marcado pela celebração eucarística, seguida de momentos de escuta e encaminhamentos. O encontro teve o objetivo comum de fortalecer a presença dos presbíteros no ambiente digital, testemunhando Cristo com credibilidade, discernimento e espírito de comunhão, a serviço da evangelização no mundo atual.

Fonte: CNBB.