Barco-Hospital Papa Francisco e o Barco-Hospital Papa São João XXIII começaram a missão com destino à COP30

A ação reforça o compromisso da Igreja Católica e dos parceiros com a promoção da saúde, da dignidade humana e da sustentabilidade na Amazônia.

Barco-Hospital Papa Francisco e o Barco-Hospital Papa São João XXIII em missão no Pará. (Foto: Mauro Nayan Gomes – Diocese de Óbido).

04/11/2025 às 15:40

Compartilhe:

O Barco-Hospital Papa Francisco e o Barco-Hospital Papa São João XXIII iniciaram a missão com destino a Belém, no Pará, na manhã de domingo, 2, para prestar apoio humanitário e serviços de saúde durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que será realizada na capital paraense de 6 a 20 de novembro. O Barco-Hospital Papa São João XXIII havia chegado na madrugada do mesmo dia no município de Óbidos/PA, vindo de Manaus, capital do Amazonas.

A iniciativa é fruto da parceria entre o governo do Pará e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão das duas embarcações hospitalares. Ao todo são mais de 86 multiprofissionais que estarão atendendo de 7 a 12 de novembro, com início sempre às 6h30. As embarcações ficarão no distrito de Icoaraci para atendimentos como: consultas de várias especialidades; exames de ultrassonografia, mamografia, tomografia, Raio X e de laboratório; cirurgias; odontologia; oftalmologia, entre outros atendimentos.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

É importante frisar o papel da Igreja Católica na região amazônica, inclusive através da construção de meios que viabilizem ações parte da educação social, ambiental e de políticas públicas de saúde. A presença dos Barcos-Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII na COP 30 reforça o compromisso da Igreja Católica e dos parceiros com a promoção da saúde, da dignidade humana e da sustentabilidade na Amazônia, valores que dialogam diretamente com o espírito e os objetivos do maior evento ambiental do planeta.

Fonte: Canção Nova.