O primeiro boletim epidemiológico de 2026, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não registrou casos de dengue em Guarapuava e nos municípios da 5ª Regional de Saúde. Também não há notificações de casos suspeitos.
Ainda assim, os cuidados devem ser permanentes. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental do município orienta a população sobre a importância de cuidar de locais que possam se tornar focos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Durante todo o ano, as equipes de combate às endemias realizam visitas em estabelecimentos comerciais, borracharias, cemitérios e outros locais considerados de maior risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A população pode adotar medidas simples e eficazes para a prevenção das arboviroses, como:
- Eliminar água parada: verificar e esvaziar recipientes que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas, garrafas e baldes;
- Tampar reservatórios: manter caixas-d’água, tonéis e poços devidamente fechados com tampas ou telas;
- Limpar calhas e piscinas: evitar calhas entupidas e realizar o tratamento adequado da água das piscinas;
- Utilizar areia nos vasos de plantas: colocar areia nos pratos para impedir o acúmulo de água;
- Descartar o lixo corretamente: manter o lixo acondicionado em sacos bem fechados e em lixeiras tampadas.
Paraná
Os dados acumulados do ano epidemiológico de 2025 totalizam 305.594 notificações, 90 mil diagnósticos confirmados e 145 óbitos em decorrência da dengue no Paraná. No total, 398 municípios do Estado apresentaram notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com 387 tendo casos confirmados. Apenas Fernandes Pinheiro não teve sequer notificação de possíveis casos da doença.
Foram confirmados 6 mil casos e 8 óbitos por chikungunya. Já do vírus zika, houve 207 notificações, sem nenhum caso confirmado no ano passado. Também foram divulgados os casos de febre oropouche no Paraná durante o ano passado, com 179 notificações e 150 casos confirmados.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


