Dois cursos de medicina em funcionamento em instituições de ensino superior (IES) de Guarapuava foram avaliadas no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que teve os resultados divulgados nesta segunda-feira (19/01). Alunos do Centro Universitário Campo Real e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)participaram da avaliação. O Centro Universitário Uniguairacá iniciou as atividades em 2025 e ainda não participou do exame.
Os dois cursos examinados obtiveram bons resultados. Os dados são do Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS). As provas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Unicentro
A Unicentro obteve conceito 5, a nota máxima do Enamed. Todos os 40 estudantes concluintes em 2025 fizeram a prova. O índice de proficiência foi 97,5%.
Campo Real
O Centro Universitário Campo Real obteve conceito 4. Todos os 56 estudantes concluintes em 2025 realizaram o exame. O índice de proficiência foi 76,8%.
Brasil
Foram 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025. Desses, 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as instituições públicas federais e as instituições privadas. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais.
Os resultados individuais dos participantes do Enamed foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025. Os candidatos são classificados conforme os critérios adicionais estabelecidos no edital do Exame Nacional de Residência (Enare).
De acordo com a análise, dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



