Delegacia Cidadã segue em fase interna de elaboração da licitação

Já a nova Cadeia Pública e IML/Polícia Científica dependem de terreno.

Hudson Teixeira (Sec. Segurança Pública), Artagão Jr. (Dep. Estadual), Denilson Baitala (Prefeito) e Santin Roveda (então Secretário da Justiça e Cidadania) vistoriando terreno da Delegacia Cidadã.

26/01/2026 às 09:39

Compartilhe:

As obras prometidas pelo Estado na área de segurança pública em Guarapuava seguem somente no papel. Quase um ano após visita do Secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, quando voltou a prometer a construção da Delegacia Cidadã, o processo segue em fase interna de elaboração da licitação. O novo prédio deve substituir a atual sede da Polícia Civil, no Batel.

Em nota encaminhada para o CulturaNews.net e Rádio Cultura, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-Pr) afirmou que “o processo de Construção da Delegacia Cidadã Padrão III, está na fase de instrução na Unidade Técnica de Engenharia e Arquitetura. Estão sendo elaborados os elementos técnicos (Estudo Técnico Preliminar; Termo de Referência; anteprojetos e orçamento paramétrico da obra) necessários à instrução da fase interna da licitação”.

Em fevereiro de 2025, o secretário Hudson se reuniu com o prefeito Denilson Baitala (PL), visitou terrenos e concedeu uma entrevista coletiva na qual falou da obra. O terreno para essa construção fica em frente ao Fórum Estadual de Guarapuava e foi doado pelo município na última gestão do ex-prefeito Cesar Filho (2017-2020).

Desde a gestão do governador Beto Richa existe a promessa de construir o novo espaço.

Cadeia Pública e Polícia Científica/IML

Outras duas obras prometidas pelo estado, inclusive na visita do secretário, em 2025, não tiveram avanço. A nova cadeia pública e nova sede da Polícia Científica/IML ainda depende da viabilização do terreno.

Sobre a nova Cadeia Pública a Sesp-Pr afirmou que “estão em andamento tratativas para a doação do terreno que será destinado à implantação da Unidade”.

Fase semelhante foi apontada na obra da nova sede da Polícia Científica/IML: “o processo encontra-se na fase de definição e demais tratativas relativas à doação do terreno”.

Prefeitura de Guarapuava

O município foi procurado para informar sobre a doação dos terrenos para nova Cadeia Pública e sede da Polícia Científica.

Sobre a sede da Polícia Científica/ IML, informou que existe um processo para a realização da doação do terreno, que está localizado na rua Domingos Marcondes esquina com a rua dos Escoteiros, com área de 3.500,00m2. O processo da doação do terreno já passou pela secretaria de Planejamento e Urbanismo e pelo Patrimônio. Atualmente o processo está no “gabinete do prefeito Denilson Baitala para que seja criada a Lei que institui essa doação”, afirmou a assessoria. Posteriormente, a doação deve ser aprovada pela Câmara de vereadores.

Sobre o terreno para nova cadeia pública, ainda não tivemos retorno.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!