A Câmara de Guarapuava afirmou que nesta segunda-feira (26/01) um pedido de providencias que pode levar a cassação do mandato do vereador Kenny do Cartório (MDB) foi protocolado por uma cidadã.
Kenny é condenado em duas ações criminais, mas nenhuma com trânsito em julgado. Em uma delas, ele matou um idoso atropelado quando dirigia bêbado após participar de duas confraternizações, em dezembro de 2024.
Além disso, ele não prestou socorro a vítima que foi atingida na calçada e tentou fugir do local embarcando no carro da colega vereadora Bia Neves (ela fez um Acordo de Não Persecução Penal e não foi julgada).
Após o protocolo, uma nota da Câmara informou que a “Presidência determinou o regular recebimento do expediente, assegurou seu processamento administrativo e promoveu a ciência formal aos membros da Mesa Executiva, em reunião realizada nesta data, garantindo que a matéria siga o trâmite previsto e com a serenidade necessária, sem qualquer antecipação de mérito.”
A nota segue afirmando que “a Mesa tomou ciência do teor do pedido e deliberou pelo encaminhamento à Procuradoria Geral do Poder Legislativo, para análise técnica quanto aos requisitos formais, regimentais e ao procedimento aplicável, como etapa indispensável à segurança jurídica da tramitação.
Concluída a análise técnica, a Mesa Executiva deliberará sobre o encaminhamento do expediente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, observados os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.
Em janeiro de 2025 um pedido similar já havia sido feito por um cidadão, mas não teve andamento.
O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é Gilson da Ambulância, os membros são Ike Silvestri e Vardinho.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



