Vereadores discutem desconto de ITBI em Guarapuava; medida aumenta receita no final da gestão Celso Góes

Desconto visa estimular a regularização de imóveis, conforme a prefeitura.

Medida vai beneficiar comporadores de imóveis que tem contratos na gaveta e ainda não registraram os imóveis. Foto: Freepik

24/10/2024 às 11:30

Compartilhe:

Um projeto de lei que turbina a arrecadação do município no final do exercício fiscal 2024 começa a ser discutido na sessão desta quinta-feira (24/10) na Câmara de Vereadores de Guarapuava. De iniciativa do Executivo, a proposta é dar desconto para quem pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) até o dia 17 de dezembro de 2024.

Chamado de Programa de Incentivo a Comercialização e Regularização de Imóveis, a medida reduz a aliquota de 2% para 1,25%. No caso de imóveis financiados o percentual do imposto cai para 0,5%.

Se aprovada, a lei permitirá que pessoas que compraram imóveis e não registraram façam a regularização com desconto. O benefício se aplicará para compras realizadas a qualquer tempo, mesmo que os contratos estejam ‘na gaveta’, sem registro, há muitos anos.

O programa, se aprovado pelos vereadores, terá uma curta janela para adesão: até 10 de dezembro. Já o pagamento terá que ser realizado em cota única até 17 de dezembro.

Em 2023 a mesma medida foi adotada e arrecadou quase R$ 5 milhões extra para os cofres públicos. Para esta edição nenhuma estimativa foi apresentada na justificativa do projeto.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!