Sete em cada dez vítimas de traumas graves atendidas em hospitais com serviços de emergência são motociclistas, sendo que a maioria (53%) utiliza a moto para o trabalho.
É que o mostra um levantamento inédito da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) feito em 45 instituições de saúde que atendem ao SUS (Sistema Único de Saúde). Esses traumas respondem hoje por 66%dos atendimentos ortopédicos que chegam a esses serviços.
A pesquisa mostra que 40% das fraturas são fechadas (o osso não fica exposto), e demandam um tempo de internação de até uma semana. Para fraturas expostas, que respondem por 18% dos traumas, esse tempo varia entre 8 e 15 dias.
Já os pacientes com politraumas (várias fraturas), que representam 10% do total, podem permanecer por mais de 14 dias internados e frequentemente precisam de cuidados de terapia intensiva.
Sequelas
As mais graves incluem perda permanente de mobilidade (8%) e amputações (3%), além de dor crônica em 39% dos casos.
Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, a taxa de internações de motociclistas subiu 55%, indo de 3,9 para 6,1 por 10 mil habitantes, com custo de R$ 167 milhões, apenas em 2021.
A alta demanda causada pelos acidentes sobrecarrega ainda mais os hospitais públicos já superlotados e subfinanciados, segundo a SBOT.
Entre os mil motociclistas acidentados entrevistados no estudo da SBOT, 26,2% declaram pilotar sem habilitação. Mais de um terço (38,9%) admite cometer infrações no trânsito, como trafegar entre veículos, e 6,8% relatam ter sofrido acidentes nos últimos dois anos.
O perfil dos motociclistas mortos são homens (88,1%), negros (64,9%), de baixa escolaridade com 8 a 11 anos de estudos (39,6%) e jovens, com idade entre 20 e 29 anos (30,8%).
Para a SBOT, esses dados reforçam a necessidade de medidas urgentes, como campanhas de conscientização e maior fiscalização no trânsito, envolvendo diversos setores.
Fonte: Folha de São Paulo
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



