Cultura News

Alunos de medicina da Unicentro vão iniciar internato no Hospital Regional em agosto, afirma Reitoria

Convênio entre as instituições ainda não foi assinado, mas já existe acordo para parceria.

Acordo para Regional ser hospital escola da Unicentro está firmado, segundo reitor Fábio Hernandes. Foto: Cléber Moletta.

03/07/2024 às 17:00

Compartilhe:

Os alunos do 5º e 6º do Curso de Medicina da Unicentro devem iniciar o internato no Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava, no mês de agosto. Segundo o reitor, Fábio Hernandes, a parceria foi acertada em reunião entre a instituição, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Estatal de Saúde (Funeas). Os convênios estão em trâmite, ainda não foram assinados, nas devem ser concluídos em julho.

“Na última sexta-feira tivemos uma reunião e acreditamos que agora as portas se abrem para Universidade na área de cirurgia, que o Instituto Santa Clara cuida, também na área da clínica médica, estamos esperançosos que em agosto teremos mais atividades”, afirmou o Reitor. “Temos o compromisso que o Regional é o Hospital escola da Unicentro”, completou.

O Hospital Regional é gerenciado pela Funeas, uma fundação mantida pelo próprio Estado. Na área clínica a gestão é direta, mas na parte de cirurgias foi contratada a empresa Instituto Santa Clara. Em parte, o entrave para entrada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estava no fato do contrato entre Funeas e Instituto não prever a recepção de alunos.

No contrato com o Estado, o Instituto é remunerado pela produtividade, ou seja, a quantidade de cirurgias realizadas. Abrir o espaço para recepção de alunos poderia diminuir o volume de produção e gerar queda de receita.

“Está certo que nossos estudantes e professores estarão no espaço das cirurgias, porque é o professor que conduz a atividade na teoria e é importante que ele esteja no momento da prática”, explicou Fábio. Atualmente essa possibilidade é limitada, pois os alunos de medicina estão fazendo internato em outras cidades.

Segundo o reitor, os detalhes ainda serão definidos, mas o compromisso de todas as partes é de iniciar em agosto as atividades em todas as alas do hospital.

Internato

Atualmente os alunos dos dois últimos anos do curso realizam as atividades de internato em Irati, Pitanga e Guarapuava (no São Vivente). No Regional são poucas atividades restritas a área de clínica médica.

Para poder cumprir a fase obrigatória de formação, os alunos fazem o internato fora de Guarapuava porque o Hospital São Vicente já recebe alunos do Centro Universitário Campo Real e não comporta todas as turmas.

Bloco didático

A Universidade vai assumir uma ala do hospital, voltada exclusivamente para ensino. Essa ala vai abrigar atividades teóricas. O espaço passo por obras, segundo o reitor, e será repassado para a Unicentro ainda este mês.

Outra possibilidade que se abrirá com a assinatura do convênio é a participação de alunos de outros cursos da área da saúde como fisioterapia, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!