Os alunos do 5º e 6º do Curso de Medicina da Unicentro devem iniciar o internato no Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava, no mês de agosto. Segundo o reitor, Fábio Hernandes, a parceria foi acertada em reunião entre a instituição, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Estatal de Saúde (Funeas). Os convênios estão em trâmite, ainda não foram assinados, nas devem ser concluídos em julho.
“Na última sexta-feira tivemos uma reunião e acreditamos que agora as portas se abrem para Universidade na área de cirurgia, que o Instituto Santa Clara cuida, também na área da clínica médica, estamos esperançosos que em agosto teremos mais atividades”, afirmou o Reitor. “Temos o compromisso que o Regional é o Hospital escola da Unicentro”, completou.
O Hospital Regional é gerenciado pela Funeas, uma fundação mantida pelo próprio Estado. Na área clínica a gestão é direta, mas na parte de cirurgias foi contratada a empresa Instituto Santa Clara. Em parte, o entrave para entrada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estava no fato do contrato entre Funeas e Instituto não prever a recepção de alunos.
No contrato com o Estado, o Instituto é remunerado pela produtividade, ou seja, a quantidade de cirurgias realizadas. Abrir o espaço para recepção de alunos poderia diminuir o volume de produção e gerar queda de receita.
“Está certo que nossos estudantes e professores estarão no espaço das cirurgias, porque é o professor que conduz a atividade na teoria e é importante que ele esteja no momento da prática”, explicou Fábio. Atualmente essa possibilidade é limitada, pois os alunos de medicina estão fazendo internato em outras cidades.
Segundo o reitor, os detalhes ainda serão definidos, mas o compromisso de todas as partes é de iniciar em agosto as atividades em todas as alas do hospital.
Internato
Atualmente os alunos dos dois últimos anos do curso realizam as atividades de internato em Irati, Pitanga e Guarapuava (no São Vivente). No Regional são poucas atividades restritas a área de clínica médica.
Para poder cumprir a fase obrigatória de formação, os alunos fazem o internato fora de Guarapuava porque o Hospital São Vicente já recebe alunos do Centro Universitário Campo Real e não comporta todas as turmas.
Bloco didático
A Universidade vai assumir uma ala do hospital, voltada exclusivamente para ensino. Essa ala vai abrigar atividades teóricas. O espaço passo por obras, segundo o reitor, e será repassado para a Unicentro ainda este mês.
Outra possibilidade que se abrirá com a assinatura do convênio é a participação de alunos de outros cursos da área da saúde como fisioterapia, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!