Um levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 14 anos já usaram cocaína ou crack alguma vez na vida, o que representa 6,6% da população. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (1º), mostra que 3,8 milhões relataram uso recente dessas drogas nos últimos 12 meses, mantendo o índice em torno de 2,2%.
Segundo o terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III), financiado pelo Ministério da Justiça, o aumento é significativo em comparação com 2012, quando o percentual de pessoas que já tinham experimentado era de 4,43%. Já o uso recente segue estável. O estudo envolveu mais de 16 mil participantes em 300 municípios do país.
Entre os usuários de cocaína que consumiram no último ano, quase metade faz uso frequente, o que aumenta os riscos de complicações. A pesquisa também mostra que o consumo ainda é mais alto entre homens, pessoas de 25 a 49 anos, com baixa escolaridade e renda de até dois salários mínimos.
Pela primeira vez, o levantamento trouxe dados sobre a percepção do tráfico: 43,8% dos brasileiros acreditam que o tráfico é frequente no bairro onde moram, com destaque para as regiões Sudeste e Norte.
Informações da Agência Brasil
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!