Dados do Censo Demográfico 2022 mostram que 29 crianças não tinham registro de nascimento em cartório. Para outras 14 crianças a família não sabia informar. O documento é gratuito e garante acesso aos serviços básicos para a criança. Atualmente, o serviço de registro faz o documento ainda na maternidade e sem custos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda que represente somente 0,19% dos casos, as crianças sem registro civil são uma parcela da população que está privada de serviços públicos essenciais, inclusive de saúde e educação. Também aponta uma falha do serviço público, que ainda não havia detectado o não registro até o momento da realização do Censo 2022.
Em 2022 eram 15.531 crianças com registro de nascimento em cartório, segundo o Censo.
Brasil
Dados do Censo Demográfico 2022 mostram que, 99,3% das crianças com até 5 anos de idade tinham registro de nascimento em cartório. No Censo de 2010, esse percentual havia sido de 97,3%. Entre as pessoas que se declaravam da cor ou raça indígena, houve aumento de 21,9 pontos percentuais (p.p.) para a cobertura de registro de nascimento realizado em cartório entre os Censos: de 65,6% em 2010 para 87,5% em 2022.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!