Central de telemedicina vai ampliar oferta de especialidades médicas na região

Foram credenciados 25 novos médicos em 15 especialidades.

Telemedicina vai ampliar oferta de especialidades com profissionais de fora de Guarapuava. Foto: Tonico de Oliveira.

31/05/2024 às 16:48

Compartilhe:

O Consórcio Intergestores de Saúde (CIS5ªRS) da região de Guarapuava ampliou o atendimento por telemedicina com o credenciamento de 25 profissionais em 15 especialidades. O atendimento será direcionado para pacientes dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. O serviço já foi inaugurado e está em operação.

“O paciente vai poder conversar, expor seu problema, e o médico do outro lado que pode ser de São Paulo, de Curitiba, Minas Gerais, Londrina vai diagnosticar e tratar esses pacientes”, afirma Maria José Mandu Ribeiro Ribas, diretor do CIS5ªRS.

As novas salas de telemedicina ficam no prédio do antigo Hospital Nossa Senhora de Belém, que já abriga outros serviços do CIS5ªRS. Antes, o atendimento era realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que ficou pequeno devido ao aumento da demanda.

Mais especialidades

Segundo a direção do CIS5ªRS, serão 15 especialidades atendidas, dentre elas pediatria, cardiologia, psiquiatria, reumatologia, pneumologia, gastroenterologia, infectologia.  Os 25 novos médicos credenciados vão complementar a oferta em áreas com poucos profissionais em Guarapuava. Em alguns casos, serão a única forma de oferta.

Para ser atendido o paciente deve ser encaminhado pela Atenção Básica do município. Não há atendimento direto no Consórcio, a porta de entrada é sempre por encaminhamento.

Funcionamento

A sala de telemedicina é equipada com televisor, câmera e sistema de comunicação. Todo o atendimento é registrado em prontuário, com sistema próprio para esse tipo de atendimento. No local um técnico de enfermagem vai acompanhar o paciente. Ele vai apoiar o médico coletando informações e fazendo o intermédio.

As receitas e pedidos de exames serão entregues no ato da consulta, já que cada consultório terá uma impressora e o médico assina digitalmente.

Novidade para municípios

“É algo diferente e terá que ter o convencimento para a pessoa ter a confiança de que o atendimento será de qualidade”, pondera Mari Silva, prefeita de Goioxim e presidente do CIS5ªRS.

Futuramente serão realizados atendimentos nos municípios em estruturas que estão sendo planejadas. Assim, os pacientes não terão que vir para Guarapuava.

Reportagem de Tonico de Oliveira. Edição de Cléber Moletta.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!