As varejistas asiáticas Shopee e AliExpress iniciaram no último sábado (27), a cobrança de uma alíquota de 20% sobre as encomendas internacionais de até 50 dólares. A medida passa a valer oficialmente a partir do próximo dia 1º de agosto, mas as empresas alegam que os pedidos feitos desde o último sábado terão a Declaração de Importação de Remessas (DIR) emitida a partir do dia 1º de agosto.
Além do novo tributo, as encomendas também serão taxadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 17%.
A taxação extra de 20% foi aprovada pelo Congresso Nacional por meio de um programa de incentivo à mobilidade sustentável.
Outras varejistas estipulam datas diferentes para o início da cobrança. A Shein promete iniciar a cobrança no dia 1º de agosto e a Amazon, a partir desta quarta-feira, dia 31.
Todas as empresas esclarecem que o novo tributo vale apenas para as compras internacionais, e que as transações feitas por meio de vendedores residentes no Brasil não terão seus preços modificados.
Da Redação, com informações da Veja
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também