Durante o período de férias escolares, a Copel alerta para a necessidade de redobrar os cuidados com acidentes envolvendo eletricidade, especialmente com crianças em casa. Dados da Abracopel revelam que a maioria dos choques elétricos acontece dentro das residências, muitas vezes por falta de atenção aos riscos. “Crianças são movidas à curiosidade e não percebem a gravidade de um acidente com eletricidade”, afirma Rodrigo Marcacine Resende, da Copel.
A companhia recomenda atenção com instalações antigas ou improvisadas, evitando o uso de benjamins e extensões sobrecarregadas, bem como o uso de aparelhos com fios danificados. Outro ponto importante é nunca utilizar celulares ou tablets enquanto estão sendo carregados. Para prevenir acidentes, a Copel orienta o uso de protetores de tomada e de dispositivos de segurança como o IDR, que desliga automaticamente a energia em caso de fuga de corrente.
Outro alerta da Copel é sobre o perigo de soltar pipas perto da rede elétrica. No fim de junho, uma linha de pipa causou um curto-circuito em Pato Branco, deixando mais de 2 mil imóveis sem energia. “Jamais tente resgatar uma pipa enroscada nos fios. A brincadeira pode custar a vida”, reforça Resende. Em emergências, o contato com a Copel deve ser feito pelo telefone 0800 51 00 116.
Com informações da AEN
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



