Cultura News

Desembargador guarapuavano toma posse como 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná

Fábio Haick Dalla Vecchia assumiu a função nesta segunda-feira (03/02), em Curitiba. 

Fábio Haick Dalla Vecchia, durante a posse. Foto: TJPR.

04/02/2025 às 12:03

Compartilhe:

A nova diretoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) tomou posse na noite desta segunda-feira (03/02). Dentre os membros que vão comandar o Tribunal está o guarapuavano Fábio Haick Dalla Vecchia, que será o 2º vice-presidente no biênio 2025-26. No mesmo período, a presidente será desembargadora Lidia Maejima (leia mais abaixo).  

Desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia: trajetória e atuação

Natural de Guarapuava (PR), Fábio Haick Dalla Vecchia ingressou na magistratura paranaense em 1992 como juiz substituto. Foi promovido por merecimento ao longo da carreira, passando por diversas comarcas até chegar ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), onde assumiu o cargo de desembargador em 2013.

Com atuação destacada na área jurídica, integrou o Conselho da Magistratura, o Órgão Especial e diversas comissões do TJPR. Possui especialização em Direito Público e participou de cursos e eventos jurídicos no Brasil e no exterior. Em 2024, foi indicado coordenador da 3ª Região Administrativa do TJPR.

Presidência

Pela primeira vez em 132 anos, a instituição passa a ser presidida por uma mulher, a desembargadora Lidia Maejima, que comanda o TJPR ao longo do biênio 2025-2026 após a eleição interna da cúpula diretiva realizada em novembro do ano passado.

Nascida em 1960 em Arapongas, Lidia é bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Processo Civil pela PUC de São Paulo. Ela entrou na carreira da magistratura paranaense via concurso público em 1984.

Antes de ser promovida à desembargadora, em 2007, atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu e como juíza de Direito nas comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina.

Em seu discurso de posse, a desembargadora destacou a responsabilidade de ser a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Paraná. “Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do nosso país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, declarou Lidia.

“Reafirmo a todos que meu único propósito, ao me dispor a dirigir este tribunal, é o de fazer o melhor pelo nosso judiciário para consequentemente proporcionar a melhor prestação jurisdicional para o povo do Estado do Paraná”, acrescentou a desembargadora.

Fonte: TJPR, AEN e Acig. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!