Cultura News

Dia Mundial do Rádio: “Ouvíamos muito que o rádio caminhava para o fim, mas isso não aconteceu”, afirma Marcio Dias de Souza

Diretor Executivo do Grupo Nossa Senhora de Belém de Comunicação comenta sobre as transformações do rádio nos últimos anos e reforça a importância do meio de comunicação.

Foto: Daniel de Brito Mikuska/ CulturaNews

13/02/2025 às 14:38 - Atualizado em 13/02/2025 às 14:53

Compartilhe:

À convite da reportagem do CulturaNews, o Diretor Executivo do Grupo Nossa Senhora de Belém de Comunicação, Marcio Dias de Souza, escreveu um artigo sobre o Dia Mundial do Rádio, comemorado anualmente em 13 de fevereiro.

Nas linhas a seguir, Marcio Dias descreve a importância do rádio como um meio popular e acessível, que tem se reinventado com muito sucesso ao longo dos anos. O rádio vive! E com muita saúde, por sinal.

“Ao longo dos meus 19 anos atuando em rádio já passei por algumas experiências no meio, e de transformações de muita relevância. Historicamente sabemos que o rádio é tradicional como meio de comunicação e foi marcante em grandes eventos, como, por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, nos eventos esportivos, como as coberturas de Copas do Mundo, e tantos outros eventos que marcaram a comunicação e são simbólicos para as pessoas amantes do rádio.

Nos últimos anos temos enfrentado muitas transformações, como a expansão da internet, as redes sociais, os serviços de streamings, podcasts e a revolução da comunicação digital. As transformações do meio impactam o rádio de forma direta, como a migração de faixas do AM para o FM, que forçaram por mudanças drásticas de programação e até mesmo de gestão de rádio, uma vez que muitas emissoras perderam de certa forma a sua identidade dentro de uma faixa tradicional de transmissão.

A nova FM nos possibilitou uma melhor qualidade de áudio e flexibilidade de expandir para canais e plataformas digitais com mais facilidade, porém, também aumentou a concorrência e a necessidade de criar produtos diferenciados e exclusivos para fortalecer a marca. Soma-se a isso, a dificuldade de formar novos profissionais de rádio e ao mesmo tempo adaptar o radialista tradicional aos novos tempos.

Sobretudo, ao longo desses anos, ouvimos muito, em um tom quase ameaçador, que sempre caminhávamos para o fim do rádio e a cada crise essa fala aumentava. A internet, as redes sociais, a digitalização, tudo disso ‘mataria’ o rádio, o que, de fato, não aconteceu.

Porém, todas essas transformações acenam aos gestores e profissionais do rádio para um alerta importante, que cada vez mais as mudanças chegam com mais força e velocidade. Isso nos força a investirmos em qualidade, pesquisa e inovação. Estarmos atentos às tendências do mercado e ao comportamento do consumidor.

Marcio Dias de Souza, Diretor Executivo do Grupo Nossa Senhora de Belém de Comunicação. Foto: Daniel de Brito Mikuska/ CulturaNews

O Grupo de Comunicação Nossa Senhora de Belém, passou por grandes transformações no último ano, justamente no sentido de acompanhar essas mudanças, a fim de comunicar e chegar aos ouvintes de forma mais dinâmica e integrada.

Hoje, o Grupo mantem suas duas rádios (Cultura FM e 93 FM), atuando na faixa FM com ampla cobertura de transmissão.

Integra às rádios, suas redes sociais e, em especial, a Rádio Cultura evoluiu também para o site de Notícias CulturaNews, como um subproduto exclusivo de jornalismo e com transmissões hibridas em áudio e vídeo pelas plataformas digitais.

Obviamente, tudo isso só é possível quando se tem profissionais qualificados. Nosso grupo se dedica em valorizar os seus colaboradores, tendo hoje uma cultura diversificada, com profissionais com anos de casa e outros iniciando na carreira, ou em um caminho de experiência.

É um grande orgulho para o Grupo ter pessoas que se dedicam com tanto amor pela profissão e ajudam a construir um legado de uma comunicação forte, reconhecida, eficaz, de qualidade e confiança aos nossos ouvintes e parceiros comerciais.

Profissionais que carregam a missão da empresa e se transformam dia a dia focados no compromisso em fazer do rádio a nossa vocação de comunicar.

A todos os parceiros do rádio, profissionais do meio, ouvintes féis, desejo um Feliz Dia Mundial do Rádio. E vida longa para todos nós.”

Marcio Dias de Souza
Diretor Executivo do Grupo Nossa Senhora de Belém de Comunicação.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!