A criação de 10 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Guarapuava foram uma promessa quando a unidade abriu para atendimento, em julho de 2023. Contudo, até o momento as adequações necessárias não foram feitas o atendimento especializado em psiquiatria está fora do radar do Governo do Estado no momento.
Em julho de 2023, o então diretor geral da Sesa, Cesar Neves, atualmente secretário da pasta, afirmou à Rádio Cultura: “Nós vamos abrir 10 leitos de saúde mental no hospital regional, nos próximos dias, é uma necessidade, uma chaga que ficou da Covid-19”.
Questionada sobre a abertura dos leitos especializados, a Sesa indica que vai reavaliar o tema. “Ressaltamos que é vedada a ampliação de leitos especializados em psiquiatria, conforme Política Nacional de Saúde Mental”, afirmou em nota. Questionada objetivamente se os leitos serão ou não abertos, a secretaria se restringiu a dizer que está avaliando um projeto de adequação do espaço.
Para ter leitos psiquiátricos, o Regional teria que passar por obras de adequação. Na mesma ocasião, o então diretor da Sesa afirmou que as melhorias seriam realizadas ainda em 2023, o que não aconteceu.
As mudanças na estrutura seriam necessárias para cumprir a legislação, sobretudo a lei que ficou conhecida como “Antimanicomial”.
Atualmente Guarapuava não tem leitos espacializados em psiquiatria. Na regional, o único hospital com leitos de saúde mental é a Santa Casa de Prudentópolis. Mas, são somente 4 vagas.
Praticamente toda demanda de Guarapuava é atendida via Central de Leitos, uma ferramenta do estado que busca vagas disponíveis em toda rede, independente do município.
“As pessoas que necessitam de internação, considerado os parâmetros, são incluídos na Central Estadual de Regulação de Leitos em Psiquiatria, responsável pela regulação de leitos especializados dispostos em 11 hospitais no Paraná”, afirmou em nota Sesa.
Sem retaguarda hospitalar, nem na rede particular, o atendimento em saúde mental em Guarapuava ocorre na atenção primária e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Hospitais no estado
Segundo a Sesa, no estado existe, 65 leitos em Serviço Hospitalar de Referência (leitos de saúde mental em hospitais gerais), e 1.683 leitos em Hospitais Especializados em Psiquiatria.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!