Inverno terá ondas de frio e veranicos, indica Simepar

Estação terá influência do La Niña.

Sob influência do La Niña, inverno terá ondas de frio e veranicos, indica Simepar Foto: Gilson Abreu/AEN

19/06/2024 às 07:00

Compartilhe:

O inverno começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20/06) e se estende até 22 de setembro, quando dá lugar à primavera. No Estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o inverno terá episódios de frio intenso, aqueles períodos de dois a três dias com possibilidade de geada em alguns pontos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Porém, a previsão aponta que a temperatura deve ficar em torno de 1º C a 2º C acima da média para a estação, consequência do La Niña.

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por exemplo, os termômetros vão oscilar entre 9,5º C e 23,3º C. As mínimas para a temporada serão registradas no Sul, com média variando entre 8,1º C e 23,2º C e mais ocorrências de geadas. Norte e Oeste, por sua vez, atingirão picos superiores a 28º C.

Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que o inverno paranaense tem por característica menor volume de chuva, favorecendo a passagem de sistemas frontais, em sua maioria frentes frias, o que favorece o ingresso de massas de ar frio e seco de origem polar. É essa condicionante que causa queda acentuada nas temperaturas em intervalos de 24 e 48 horas.

“Teremos mais massas de ar frio em relação ao que ocorreu no ano passado, mas com a característica de serem de curto tempo. Nesses intervalos, o tempo será parecido com o que vimos no outono, inclusive com ondas de veranico”, destaca.

Segundo o meteorologista, julho e agosto costumam ser os meses mais secos, com as chuvas se tornando mais frequentes a partir da segunda quinzena de setembro devido ao aquecimento acentuado da atmosfera. Por isso, diz ele, a tendência é que a precipitação acumulada fique pouco abaixo da média. “Outro fenômeno típico da estação é a ocorrência de nevoeiros com intensidade e duração diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. Mas, a partir da elevação da temperatura durante o dia, essa neblina logo se dissipa”, afirma o meteorologista.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!