A Itaipu inaugurou uma unidade para produzir Combustível Sustentável para Aviação (SAF, na sigla em inglês), em Foz do Iguaçu. Localizada na usina de Itaipu, a planta tem capacidade para produzir 6 kg diários de bio-syncrude, a matéria-prima fundamental para o SAF. Esta produção utiliza biogás gerado na própria usina, combinado com hidrogênio verde do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
O investimento de 1,8 milhão de euros do governo alemão, através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), foi essencial para a realização deste projeto. A iniciativa conta com a participação e a expertise da UFPR, Fundação Araucária e CIBiogás.
Petróleo sintético
O bio-syncrude, que é um o petróleo sintético obtido a partir do biogás e hidrogênio verde , será enviado à UFPR para caracterização e refino, com o objetivo de obter SAF (o combustível sustentável de aviação). Estudos adicionais serão realizados para otimizar o processo e ampliar a produção.
Uma parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha e o CIBiogás resultou em um mapa dinâmico que identifica áreas com alto potencial para produção de SAF no Paraná. Este mapa indica um potencial de produção de 15 mil metros cúbicos de SAF por ano no estado.
Planta de produção
O processo de produção do bio-syncrude utiliza até 50 metros cúbicos normais por dia (Nm³/d) de biogás gerado na unidade de biodigestão da Itaipu, combinado com 53 Nm³ de hidrogênio verde produzido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!