Novemdiales: Os cardeais estabelecem um cronograma para nove dias de luto

A missa fúnebre do Papa Francisco marcará o início de uma antiga tradição de realizar nove dias consecutivos de luto, que serão marcadas por celebrações eucarísticas realizadas em sufrágio para o falecido Papa.
23/04/2025 às 16:15 - Atualizado em 23/04/2025 às 16:16

Compartilhe:

Seguindo uma tradição antiga, a Igreja Católica observará nove dias consecutivos de luto, marcados por Missas realizadas em sufrágio pelo falecido Papa Francisco.

Embora essas celebrações Eucarísticas estejam abertas a todos, a cada dia um grupo diferente está programado para participar – com base em sua conexão com o Santo Padre.

Essa diversidade de grupos reflete tanto “o escopo do ministério do Pastor Supremo quanto a universalidade da Igreja de Roma” (cf. Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, nos. 124–125).

Os cardeais presentes em Roma definiram o cronograma para qual deles celebrará cada Missa durante sua segunda Congregação Geral, realizada na quarta-feira à noite.

Nove dias no sufrágio

O primeiro dia das Novemdiales será marcado pela Missa Fúnebre do Papa Francisco em St. Praça de São Pedro às 10:00 da manhã.

Nos dias seguintes, os celebrantes das Missas de Novemdiales serão os seguintes (todos os horários são de horário local em Roma – GMT +2):

– Segundo dia: domingo, 27 de abril, às 10h30 em St. Praça de Pedro. A Missa será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, e o grupo será os funcionários e fiéis da Cidade do Vaticano.

– Terceiro dia: segunda-feira, 28 de abril, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. A missa será presidida pelo Cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, e o grupo será a Igreja de Roma.

– Quarto Dia: terça-feira, 29 de abril, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. Os Capítulos das Basílicas Papais serão o grupo na Missa presidido pelo Cardeal Mauro Gambetti, Arcepreste da Basílica Papal de St. Pedro no Vaticano.

– Quinto Dia: Quarta-feira, 30 de abril, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. O Cardeal Leonardo Sandri, Vice-Reitor do Colégio dos Cardeais, presidirá a Missa, sendo o grupo a Capela Papal.

– Sexto Dia: Quinta-feira, 1o de maio, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. O Cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá a Missa, sendo o grupo a Cúria Romana.

– Sétimo Dia: Sexta-feira, 2 de maio, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. A Missa será presidida pelo Cardeal Claudio Gugerotti, Prefeito Emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais, com o grupo sendo as Igrejas Orientais.

– Oitavo Dia: Sábado, 3 de maio, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. O Cardeal Ángel Fernández Artime, Pro-Prefeito Emérito do Dicastério de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, presidirá a Missa, com membros dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

– Nono Dia: Domingo, 4 de maio, às 17:00 em St. Basílica de Pedro. O Cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio de Cardeais, presidirá a Missa com o grupo da Capela Papal.

Somente os cardeais poderão concelebrar as missas dedicadas à Capela Papal em 30 de abril e 4 de maio.

Vatican News

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!