A Polícia Federal divulgou na tarde desta quinta-feira (12) que prendeu dois homens em flagrante por corte ilegal de araucárias na Reserva Indígena de Mangueirinha. A ação aconteceu no fim da tarde de ontem (11), por volta das 18h, quando os suspeitos, de 51 e 53 anos, foram surpreendidos em meio à vegetação nativa com uma motosserra em uso.
De acordo com a PF, os dois homens são indígenas da própria reserva e estavam realizando o corte de árvores nativas inseridas no bioma Mata Atlântica. No local, os policiais encontraram diversas araucárias já derrubadas e levantaram indícios de que a madeira extraída estaria sendo comercializada de forma clandestina.
A araucária, considerada símbolo da Mata Atlântica, é uma espécie ameaçada de extinção e protegida por legislação ambiental, conforme a Portaria MMA nº 148/2022. Além disso, o responsável por operar a motosserra não possuía licença válida para o uso do equipamento, como exige o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Diante do flagrante, os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava, onde foram autuados por crime ambiental. Posteriormente, foram encaminhados à Cadeia Pública local e estão à disposição da Justiça.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!