Prazo para atualização de rebanhos encerra dia 30 de junho

Atualização, obrigatória e gratuita, pode ser feita de forma online no site da Adapar ou no aplicativo Paraná Agro ou, ainda, presencialmente nos escritórios regionais da agência, prefeituras e sindicatos rurais credenciados pela autarquia.

Campanha de atualização de rebanhos chega à última semana com média de 70,3% em todo o Estado. Foto: Adapar

26/06/2025 às 11:24

Compartilhe:

Os produtores rurais que possuem animais de produção e ainda não atualizaram seu rebanho têm mais uma semana, até 30 de junho, para aderir à Campanha de Atualização de Rebanho, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Até o momento a média de atualização das propriedades rurais em todas regiões do Estado é de 70,3%.

Os objetivos da atualização, que é obrigatória, são manter a saúde dos animais de produção, proporcionar a rastreabilidade dos rebanhos e contribuir com a defesa agropecuária paranaense.

Neste ano, o produtor conta com diversas formas para manter seu rebanho atualizado de maneira gratuita. Os animais podem ser cadastrados ou ter o cadastro atualizado online, no site da Adapar, e pelo aplicativo Paraná Agro, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer sistema operacional de smartphone.

Presencialmente, a atualização pode ser feita em um dos 130 escritórios locais, que são extensões da Adapar localizadas em todas as regiões do Paraná, ou nas prefeituras e sindicatos rurais credenciados pela autarquia.

O processo é obrigatório para todos os produtores que possuam animais de produção em sua propriedade, sejam animais para comercialização ou subsistência.

A não atualização impede a emissão da Guia de Trânsito Animal, ou seja, os criadores não podem movimentar os animais, seja entre propriedades ou para os locais apropriados para o abate. Além disso, não manter os cadastros em dia pode acarretar em multas.

O chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, reforça o chamado para a adesão à campanha. “Essa atualização é fundamental para a manutenção da saúde animal no nosso Estado e para garantir o acesso dos produtos paranaenses aos mercados mais exigentes. Se você ainda não atualizou, não deixe para última hora, pois o produtor que não atualizar poderá enfrentar restrições de trânsito de animal e até sanções como multas”, destaca.

Última semana da Campanha de Atualização de Rebanhos

Prazo: 30 de junho

Taxa: gratuito

Atualização no site da Adapar – AQUI

Atualização no App Paraná Agro: sistemas Android e IOS

Lista de Escritórios: AQUI