O prefeito de Mato Rico, Edelir Ribeiro (MDB), foi solto pela segunda vez em dois meses. Ele é investigado por fraudes em licitações e desvio de dinheiro.
Ribeiro foi preso em maio, durante uma operação do Ministério Público, e solto em junho com medidas cautelares. Ele voltou a ser detido novamente em 6 de agosto por descumprir essas medidas.
A soltura mais recente, na segunda-feira (11/08), foi concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aceitou um pedido de habeas corpus.
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, relator do processo, considerou a prisão “desproporcional e desnecessária”, afirmando que o objetivo da medida cautelar é impedir novas ilegalidades na administração pública, mas destacou que a prisão não deve ser automática em caso de descumprimento das cautelares, “sobretudo na ausência de demonstração de risco concreto ao regular andamento do processo”.
Desde a primeira prisão, o prefeito está afastado do cargo, que é exercido pela vice-prefeita, Inez Gonçalves de Abreu (PSD). O advogado de defesa, Fernando Moura, afirmou que Edelir se apresentou voluntariamente para a prisão e reiterou que “o prefeito não cometeu qualquer irregularidade”.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



