Cerca de 30 pessoas que seriam do Quilombo Paiol de Telhas, em Reserva do Iguaçu, realizaram bloqueios em uma estrada rural, impedindo a passagem de moradores. A Polícia Militar esteve no local na tarde de terça-feira (20/08).
De acordo com informações de um homem que se apresentou à PM como liderança da comunidade, o grupo aguarda uma decisão do INCRA para utilizar as terras da fazenda, que, segundo eles, pertencem aos herdeiros da comunidade Paiol de Telhas. Eles alegam que estão tentando impedir a entrada de insumos agrícolas para inviabilizar o plantio nestas terras.
A reportagem está buscando contato com lideranças e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para detalhar a situação do local.
Histórico
De fato, a Justiça já reconheceu que as terras devem ser entregues as famílias remanescentes do Quilombo Paiol de Telha. Contudo, o Incra deve indenizar os atuais proprietários, o que ainda não ocorreu.
Atualmente, somente uma parte pequena da área que é reconhecida como Quilombo é ocupada pela comunidade tradicional. O restante segue sendo usado para plantio por parte de fazendeiros.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também