O Governo do Paraná deu início à modernização do atendimento de urgências com a Fase 1 do SAMU Mobile. O sistema vai trocar o uso de rádio e celular por uma plataforma digital. Agora, ambulâncias do SAMU e do Siate terão tablets conectados às centrais de regulação, permitindo que médicos e equipes troquem informações em tempo real.
A novidade começou pelo Consamu, consórcio que atende 43 cidades do Oeste paranaense. Até julho de 2027, todas as 12 centrais de urgência do estado devem adotar o novo modelo. Segundo o secretário da Saúde, Beto Preto, o objetivo é oferecer mais qualidade e salvar vidas com rapidez.
O diretor do Consamu, João Gabriel Avanci, disse que o novo sistema vai dar mais agilidade, segurança e ajudar a reunir dados importantes para melhorar as políticas de saúde.
O projeto faz parte do programa Paraná Eficiente, financiado pelo Banco Mundial. Desde sua assinatura, em 2022, já foram desembolsados US$ 53,64 milhões, o equivalente a 41,2% do total previsto de US$ 130 milhões. A iniciativa teve início durante a pandemia de Covid-19 e se expandiu com o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.
Com informações da AEN-PR
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



