Cultura News

Se tivesse uma lei pra acabar com emenda eu votaria a favor, afirma Aliel Machado

Deputado considera que Emendas ao Orçamento distorcem trabalho do parlamentar.

Aliel Machado acredita que atuação em Brasília é principal contribuição do deputado.

31/05/2024 às 18:30 - Atualizado em 31/05/2024 às 18:32

Compartilhe:

“Muitos políticos querem aparecer na foto entregando obra, veículo com dinheiro do trabalhador, mas o que adianta fazer isso se ele está, lá em Brasília, destruindo um programa da assistência social, da saúde, da educação?”. O questionamento partiu do deputado federal Aliel Machado (PV), que foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Guarapuava.

O deputado afirmou à reportagem da Rádio Cultura que considera importante que um recurso seja direcionado pelo parlamentar, mas não considera isso a principal atribuição do mandato.

“Eu não coloco isso como ação prioritária, a ação mais importante que eu posso fazer como deputado é manter meus princípios em Brasília, fazendo o que é correto para combater desigualdade. Não adianta nada conseguir emenda pra compra uma van e votar para acabar com a aposentadoria, conseguir recurso pra universidade e votar pra acabar com direito do trabalhador mais simples”, argumentou o parlamentar de 35 anos.

“Leve em consideração o que o parlamentar trouxe, mas não leve somente isso [em consideração]”, completa o deputado.

As afirmações vão contra a lógica predominante no Congresso Nacional. As emendas, que permitem ao parlamentar direcionar como o Governo vai usar o dinheiro do Orçamento, são instrumento frequente de promoção dos mandatos. E o próprio Governo Federal usa o dispositivo para agradar deputados e senadores em votações de interesse.

Aliel foi vereador em Ponta Grossa e está no segundo mandato de deputado federal. Na Capital Federal ganhou destaque recentemente ao relatar o projeto que regulamenta o mercado de crédito de carbono. Tem o gabinete elogiado por prefeitos – inclusive opositores – por prestar apoio técnico na elaboração de projetos e resolução de pendências na esfera Federal.

“Se hoje tivesse uma lei para acabar com emenda [se referindo a emenda no Orçamento] eu votava a favor, porque ela muitas vezes distorce o trabalho mais importante que um parlamentar tem que ter”, afirma.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!