Um grupo de nove veterinários de Guarapuava se organizou e ajudou no resgate e cuidados de animais atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul. Seis médicas veterinárias e três estudantes da área foram para Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A cidade é uma das mais atingidas atualmente.
A voluntária Suzeli Dalla contou que não era próxima de nenhuma das outras meninas. Unidas pela angústia de ver a situação e o desejo de ajudar, compartilharam nas redes que procuravam por mais pessoas para acompanhá-las. Foi assim que Suzeli ficou sabendo da iniciativa. Durante os cinco dias que passaram lá, o grupo dela atuou nos bairros Mathias Velho e Harmonia, inundados pelo Rio dos Sinos. Além do resgate, o grupo ajudou em um abrigo que recebia os animais.
“Felizmente, a maioria dos animais não tinham um problema sério de saúde. Apenas precisavam ser alimentados, aquecidos e hidratados”, contou a veterinária no programa Cidade em Movimento, da Rádio Cultura. Mesmo com uma grande estrutura, aqueles que eram atendidos estavam a todo momento sendo encaminhados para outros espaços, pois haviam mais de 2 mil animais na estrutura e outros que chegavam a toda hora.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
Resgates
Muitos donos participaram dos resgates em busca de seus animais de estimação. Outros realizavam o reconhecimento deles nos abrigos. Quando acontecia, havia sempre uma salva de palmas por conta daquele momento.
Na maioria, foram resgatados animais como cães e gatos. Os felinos em menor quantidade do que os caninos, por conta de serem mais ariscos e fugirem quando se aproximavam. Também houve o salvamento de animais como o papagaio, ganso e galinhas.
Doações
A equipe recebeu doações de medicamentos, ração, toalhas, cobertores e outras coisas básicas para o cuidado dos bichinhos antes de saírem de Guarapuava. Suzeli apontou ser uma situação que vai perdurar por um bom tempo. O grupo planeja um retorno e conta com novas ajudas. Quem desejar pode entrar em contato pelo @syzekudalla.vet.