CNBB promove reflexão sobre o ensino religioso no Brasil

O segundo encontro está marcado para 22 de outubro, às 19h.

CNBB promove reflexão sobre o ensino religioso no Brasil. (Imagem: divulgação CNBB).

03/10/2025 às 10:40

Compartilhe:

A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, por meio do Setor Ensino Religioso, promove, desde setembro, o ciclo de reflexão sobre o ensino religioso no Brasil. Com apoio de estudiosos, a iniciativa busca fortalecer em educadores, pastoralistas e no público em geral, uma discussão aprofundada e crítica sobre o ensino religioso, principalmente no seu objetivo na formação integral.

O ciclo é uma iniciativa dentro do processo de construção e revisão do Estudo 116 da CNBB sobre o Ensino Religioso, que poderá se tornar um documento da Conferência, na coleção azul das publicações, e assim uma referência para a Igreja e a sociedade brasileira. A iniciativa tem apoio do Observatorio de la Región en la Escuela e da Fundação SM.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Encontros virtuais

O primeiro encontro virtual foi realizado no dia 17 de setembro, com o tema “O Ensino Religioso na BNCC: um olhar pedagógico crítico”, com reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular conduzida por Ubiratan Nunes Moreira, doutor em Educação e mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas.

O segundo encontro está marcado para 22 de outubro, às 19h. O tema de reflexão será “Liberdade Religiosa, Laicidade e Ensino Religioso: interfaces sociais e propósitos educativos”, aprofundado por Alcielle dos Santos, doutora em Educação e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Presidência da República, e dom Teodoro Mendes Tavares, bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB.

Estudo 116 da CNBB

O texto de Estudo 116 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) analisa o Ensino Religioso como componente do currículo das escolas, refletindo sobre as abordagens pedagógicas dos modelos “Confessional” – basicamente direcionado a uma confissão religiosa -, e “Não Confessional” – voltado para apresentar o panorama das diversas religiões -, seus objetos de estudo, objetivos e diferentes aplicabilidades nas escolas católicas e nas escolas públicas. Essa análise leva em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Acordo Brasil-Santa Sé.