Religiosos brasileiros participam do Encontro de Bispos de recente nomeação, em Roma

O curso está articulado em uma série de encontros sobre temas que podem ser úteis para a atividade pastoral e administrativa, bem como para a reflexão pessoal e comunitária em suas dioceses.

Bispos se encontram no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. ( Foto: Pio Brasileiro).

11/09/2025 às 10:40

Compartilhe:

Na manhã de quinta-feira, 11 de setembro, na Sala Sinodal, Leão XIV receberá no Vaticano cento e noventa e dois bispos dos cinco continentes que, desde 3 de setembro, participam de cursos de formação promovidos pelo Dicastério para a Evangelização (Seção para a Primeira Evangelização e Novas Igrejas Particulares) e pelo Dicastério para os Bispos.

O curso organizado pelo Dicastério para os novos Bispos, intitulado “Testemunhas e anunciadores da Esperança fundada em Cristo”, começou em 3 de setembro e terminará na quinta-feira, 11. A ocasião para a formação tem lugar na Sala do Sínodo, no Vaticano, e é destinada a bispos nomeados no último ano.

Do Brasil, 14 bispos de recente nomeação estão participando. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente a CNBB, cardeal Jaime Spengler, o arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno, também estão na Santa Sé colaborando com estas formações.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Na noite da terça-feira, 9, os bispos e cardeais brasileiros, a direção e os alunos do Colégio Pio Brasileiro, colégio da CNBB em Roma, se encontraram para uma partilha sobre a experiência do Colégio e sua colaboração na formação daqueles que servem a Igreja no Brasil.

Especificamente, 78 bispos se inscreveram no curso do Dicastério para a Evangelização, enquanto 114 participam do curso organizado pelo Dicastério dos Bispos. Entre estes últimos, encontram-se cinco bispos de Igrejas Católicas Orientais e cinco bispos recém-ordenados que ocupam cargos na Cúria Romana. Os cursos de formação para bispos recém-nomeados tornaram-se uma constante na programação de setembro da Cúria Romana.

Fonte: CNBB.