Professora da Unicentro apresenta aplicativo de educação financeira em conferência internacional

O projeto do aplicativo reúne ferramentas que aproximam teoria e prática e busca facilitar o aprendizado de finanças.
18/11/2025 às 14:12

Compartilhe:

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ganhou destaque internacional com a participação da professora Luci Longo, do Departamento de Ciências Contábeis, na Future Technologies Conference (FTC 2025), em Munique, na Alemanha. A conferência, destaca a professora Luci, é reconhecida como um dos maiores eventos globais sobre inovação tecnológica, reunindo pesquisadores, empreendedores e centros de pesquisa de 50 países. Além disso, apresenta avanços emergentes em inteligência artificial, ciência de dados, engenharia, computação, educação digital, sustentabilidade e tecnologias disruptivas.

“Estar no FTC significa participar de um ambiente altamente qualificado, que influencia tendências internacionais, fomenta colaborações acadêmicas e expande a visibilidade global de pesquisas inovadoras”, ressalta Luci.

No evento, a professora apresentou o projeto “Gamified Mobile App for Financial Education: An Innovative Experience in a Brazilian Public University”, que “descreve a concepção, o desenvolvimento e os resultados iniciais do aplicativo AppRenda-Finança$, criado na Unicentro como solução educacional disruptiva para o ensino de finanças”, explica.

O projeto do aplicativo reúne ferramentas que aproximam teoria e prática e busca facilitar o aprendizado de finanças.

Sobre o aplicativo – De acordo com a professora, a ideia do aplicativo nasceu a partir das demandas observadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas entre 2023 e 2024. O projeto foi estruturado no âmbito do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proiti) da universidade e conta com uma equipe multidisciplinar formada pela professora Luci e pelos estudantes Leandro Mendes Barbosa e Danilo Cavalheiro Lemes.
“Observamos uma dificuldade recorrente entre estudantes de Ciências Contábeis e outras áreas na compreensão de conceitos financeiros básicos, especialmente juros compostos, cálculo de parcelas e análise de financiamentos”, compartilha a professora. “Com base nesses desafios, decidimos criar uma ferramenta moderna, intuitiva e gamificada, que transformasse conteúdos complexos em uma experiência prática, visual e envolvente”, acrescenta. Neste sentido, com foco em democratizar o aprendizado de finanças, o aplicativo foi pensado para atender diferentes perfis de usuários.

“O objetivo principal é facilitar o aprendizado de finanças, tornando a compreensão de cálculos e conceitos mais acessível, clara e motivadora”, explica Luci.

O público-alvo inclui estudantes de áreas como Contabilidade, Administração e Economia, além de jovens e adultos interessados em educação financeira, usuários que querem aprender e simular empréstimos e financiamentos com segurança, e professores que buscam recursos didáticos interativos.
Funcionalidades e diferenciais – O AppRenda-Finança$ reúne ferramentas que aproximam teoria e prática, incluindo “simulação completa do Método Price, com geração automática de tabelas e evolução de parcelas; cálculo de juros compostos; gráficos interativos; ambiente gamificado; explicações conceituais; e interface moderna desenvolvida em Kotlin + Jetpack Compose”, detalha a professora Luci.
Conforme a professora, o aplicativo está na etapa de prototipagem avançada e testes internos. As funcionalidades principais estão todas implementadas e passando por validação com usuários reais. “Os próximos ciclos incluem testes ampliados, ajustes de usabilidade, e finalização dos módulos de gamificação”, antecipa. Já as novas etapas de desenvolvimento, incluem adaptações multiplataforma e a formalização da propriedade intelectual.

“Entre os próximos passos, destacam-se aprimorar o design das telas e a navegação; desenvolver versão multiplataforma (iOS e Web); conduzir testes em escala; e preparar documentação técnica para depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)”, afirma a coordenadora do projeto.

A previsão é de que uma versão beta seja disponibilizada ao público após o encerramento dos testes internos, com lançamento institucional estimado já para o próximo ano.
Resultados e Projeções – Para a professora, o projeto representa mais do que inovação tecnológica, é também um progresso na área da educação. “O desenvolvimento do aplicativo representa um avanço significativo para a educação financeira pública, democratizando o acesso ao conhecimento e modernizando o processo de ensino no Brasil”, destaca.
Neste sentido, a apresentação do projeto na Future Technologies Conference 2025 foi um importante passo para o aprimoramento do aplicativo. “O contato com pesquisadores de ponta em edtech, IA e inovação digital; Insights sobre tendências globais de gamificação; Possibilidade de estabelecer parcerias com grupos de pesquisa na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos; além da validação internacional do projeto e o fortalecimento da credibilidade científica”, avalia Luci.
A divulgação internacional do trabalho, pondera a professora, permite que a Unicentro amplie presença no cenário global, reafirmando seu compromisso com a pesquisa e a inovação. “Abre portas para colaborações científicas e fortalece o papel da Unicentro no cenário global”, finaliza.

Fonte: Assessoria Unicentro.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!