Os Alcoólicos Anônimos completam nesta segunda-feira (10/06) 89 anos de fundação. A instituição é um importante apoio para pessoas que desejam parar de beber. Em Guarapuava existem grupos em todas as regiões e todos estão abertos para apoiar as pessoas que se reconhecem como alcóolatras e que desejam alcançar a sobriedade.
Veja onde encontrar um grupo em Guarapuava:
Palmeirinha – Grupo Serenidade
Rua Professor Evaristo, 168. Paróquia Imaculada Conceição.
Reuniões: domingo, 20 horas.
Grupo Recanto Feliz
Rua dos Cardeais, 79, São Cristóvão. Associação de Moradores.
Reuniões: domingo, 9h.
Grupo Liberdade
Rua Pe. Honorino João Muraro, 208, Vila Carli. Anexo a Paróquia Dom Bosco.
Reuniões: terça e sexta-feira, 20h.
Grupo Santana
Rua Rosa Lustosa de Siqueira, em frente a Paróquia Santana.
Reuniões: quarta-feira, 20h; sábado, 16h.
Grupo 25 de Março
Rua Marechal Dutra, 31. Boqueirão.
Reuniões: quinta-feira, 20h.
Grupo Vitória
Avenida Michael Moor, 2000. Colônia Vitória.
Reuniões: segunda-feira, 19h30; quinta-feira, 19h30 e sábado, 17h.
Grupo Renascer
Pedro Alves esquina com a Manoel Marcondes, fundos da Paróquia Santa Terezinha.
Reuniões: quartas e sábados, 20h.
Grupo Santa Cruz
Rua Salvador Renna, 961, Paróquia Santa Cruz.
Reuniões: sexta-feira, 20h.
História
Os Alcóolicos Anônimos nasceram em 1935 em Akron, Ohio, como resultado do encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Nova Iorque, com o Dr. Bob S., médico cirurgião. Eram ambos alcoólicos considerados irrecuperáveis.
Antes de se conhecerem, os dois tinham tido contacto com os grupos de Oxford, uma sociedade composta por pessoas não alcoólicas que procuravam a aplicação de valores espirituais universais ao dia a dia das suas vidas. Bill W. tinha conseguido ficar sóbrio há uns meses como resultado do poder desses valores espirituais e da ajuda do seu velho amigo Ebby T., que pela mesma razão conseguira deixar de beber e se mantinha em sobriedade trabalhando com outros alcoólicos. Apesar de não ter conseguido que nenhum desses alcoólicos parasse de beber, ele descobrira que reforçava a sua sobriedade sempre que tentava ajudar outros.
O Dr. Bob, porém, apesar do seu contato com os grupos de Oxford, não conseguia deixar a bebida. Mas quando travou conhecimento com Bill, tal facto surtiu um efeito imediato: desta vez encontrava-se cara a cara com um companheiro alcoólico que conseguira deixar de beber e que lhe explicou que o alcoolismo era uma doença mental, emocional e física. Bill repetiu-lhe o que lhe havia dito o Dr. William D. Silkworth no Hospital Towns de Nova Iorque, onde estivera várias vezes internado. Apesar de ser médico, o Dr. Bob não sabia que o alcoolismo era uma doença, mas os argumentos de Bill convenceram-no e rapidamente alcançou a sobriedade, não voltando mais a beber. A data do início da sua sobriedade, 10 de Junho, foi adotada pela comunidade como “Dia Mundial de AA”.
Com aa.org.br
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!