30 alunos da região de Guarapuava estão retornando de intercâmbio Ganhando o Mundo

Eles passaram um semestre estudando no Canadá, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia.

Alunos retornam depois de um semestre estudando no exterior. Foto: Lucas Fermin/SEED-PR.

27/06/2024 às 18:01 - Atualizado em 27/06/2024 às 21:41

Compartilhe:

Alunos de escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava começaram a retornar para casa depois de passar o último semestre estudando no Canadá, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia. Até a segunda quinzena de julho todos os 30 terão regressado, destes, 13 são de Guarapuava e os demais da região.

O programa de intercâmbio do Governo do Estado levou, entre os meses de janeiro e fevereiro, mil estudantes para cinco países de língua inglesa. Eles tiveram uma oportunidade de estudar, durante esses meses, em um curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Estado

Ao todo, 400 estudantes do Paraná foram enviados ao Canadá, 250 à Austrália, 250 à Nova Zelândia, 50 aos Estados Unidos e 50 à Inglaterra.

 

Alunos do Núcleo de Guarapuava participantes do Ganhando o Mundo

Ano Destino

2021

1 Canadá

2022

3

Nova Zelândia

2022 2

França

2023 30 (13 somente Guarapuava)

Canadá, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia

 

Ganhando o Mundo agro

Outros três estudantes de Guarapuava estão com vaga garantida para embarque no primeiro semestre de 2025. São alunos do Colégio Carneiro Martins, Arlindo Ribeiro (colégio Agrícola) e colégio estadual da Palmeirinha. Eles foram selecionados em uma versão do programa voltada para estudantes de cursos técnicos. Eles vão para o estado de Iowa, nos Estados Unidos.

Programa

Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!