Baitala inicia mandato sem maioria no Legislativo

Prefeito tem somente 8 votos garantidos na Casa.

Prefeito não tem maioria de votos na Câmara Municipal. Foto: Cléber Moletta.

02/01/2025 às 11:17

Compartilhe:

O prefeito Denilson Baitala (PL) iniciou seu mandato com somente oito votos garantidos na Câmara de Vereadores de Guarapuava. Sem maioria, o gestor pode enfrentar dificuldades para aprovar projetos, mesmo os que exigem maioria simples (metade mais um). A votação para presidência mostrou que Baitala tem apoio de somente oito dos 21 vereadores.

“Estou bem tranquilo em relação a isso, todas as demandas que eu mandar para esta Casa [Câmara] terão uma assinatura muito mais pesada que a minha, que é a assinatura da população de Guarapuava”, disse Baitala momentos após a reeleição de Pedro Moraes no comando da Casa. 

“A princípio pode ter [dificuldade], mas eu não temo, eu ganhei a eleição, fui Davi contra Golias, uma quebra de sistema, então eu se que posso ter dificuldade, mas estou preparado para administrar Guarapuava para o povo”, disse sobre a falta de maioria. 

Bloco dos 11

Na primeira sessão do ano, Pablo Almeida (PP) anunciou que vai liderar uma bancada de 11 vereadores que serão oposição. Votando em bloco, os parlamentares liderados por Almeida garante maioria simples em todas as votações. E precisariam de mais três votos para garantir dois terços exigido em algumas votações. 

Neste bloco está Bia Neves (PV), que mesmo sendo da Federação Brasil da Esperança, junto com PT, está aliada ao PP, Cidadania e MDB na oposição à Baitala. 

Duas vereadores petistas, Cris Wainer e Terezinha Daiprai, também são oposição ao governo municipal, mas não alinhadas ao comando da Casa, que está na mão de Pedro Moraes e o grupo dos 11.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!