Baitala quer ampliar vagas para médicos da atenção básica de Guarapuava

Projeto que ampliar médicos que atuam no programa Estratégia Saúde da Família.

Foto: Secom Prefeitura de Guarapuava.

06/05/2025 às 14:55 - Atualizado em 06/05/2025 às 14:56

Compartilhe:

Está na pauta desta terça-feira (06/05) da Câmara de Vereadores o projeto de lei ordinária 14/2025, de autoria do Executivo, que cria 13 vagas de médico no quadro de funcionários do município de Guarapuava. A iniciativa do prefeito Denilson Baitala (PL) amplia para 60 o número de médicos generalistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. Segundo Baitala, os atuais 47 não são suficientes para atender a população.

“Essa ampliação busca atender à crescente demanda da população por serviços de saúde primária de qualidade, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a justificativa do projeto.

O prefeito também argumenta que “um número adequado de médicos nas unidades básicas de saúde contribuirá para a redução de encaminhamentos desnecessários aos serviços de média e alta complexidade, otimizando os recursos públicos e aumentando a eficiência do sistema de saúde municipal”.

Protocolado em março, o projeto entra em primeira discussão e votação nesta terça e precisa de duas sessões para ser aprovado e seguir para sanção.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!