O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), se reuniu com todos os vereadores na manhã desta terça-feira (15/07) para definir o cronograma de pagamentos das emendas impositivas indicadas na discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. Essas emendas não estão aprovadas, já que a LOA está suspensa por decisão da Justiça.
O pagamento deve contemplar somente as indicações dos 14 vereadores reeleitos e vai começar pela área da saúde, destino obrigatório de 50% dos valores das emendas, e depois as demais destinações.
Os hospitais São Vicente e Santa Tereza serão os primeiros a receber, a partir deste mês. Na sequência, instituições assistenciais e unidades básicas de saúde recebem os recursos.
Em comunicado no site, a prefeitura informou que o total de recursos para pagar as emendas soma R$ 5,8 milhões do Orçamento 2025. Mas não foi detalhado qual a destinação exata e os valores das emendas.
“Essa união entre Executivo e Legislativo mostra nosso compromisso com o bem-estar da nossa cidade. Com diálogo e planejamento, conseguimos garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e de forma eficiente”, afirmou Baitala, via assessoria.
Guerra do Orçamento
O ano de 2025 iniciou com uma guerra entre o prefeito Baitala e o Legislativo, especialmente o presidente Pedro Moraes (MDB), relacionados ao Orçamento. O Executivo apontou erros e entrou na Justiça.
Atualmente, está em execução não o Orçamento aprovado pelos vereadores, mas o projeto de lei enviado pelo governo municipal, portanto sem as mudanças feitas pelos parlamentares. Na prática, as emendas não estão no Orçamento em execução.
Somente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025 existe previsão de pagamento de emendas.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!


