Nesta segunda-feira (10/06), a câmara dos vereadores de Guarapuava votou em unanimidade a favor do Projeto de Lei 56/2024, proposto pelo presidente da Câmara, Pedro Moraes. O PL nomeia a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Tatiane Spitzner, advogada que foi assassinada pelo marido, em 2018. O projeto será votado em segunda discussão na sessão desta terça-feira (11/06).
A Casa está em construção e vai oferecer atendimento integral e especializado para amparar vítimas de violência doméstica, garantindo apoio jurídico, social e psicológico.
De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a obra está em estágio avançado. Projeto teve um custo total de 1 milhão e 530 mil reais. A CMB Tatiane Spitzner funcionará junto à Praça Santa Terezinha.
Poderão se integrar a ela a Segurança Pública, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE). O funcionamento dos serviços será definido pelo termo de cooperação técnica entre a prefeitura, Ministério da Mulher do Governo Federal, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
Homenagem à Tatiane
O novo nome oficial da Casa da Mulher Brasileira de Guarapuava presta homenagem à Tatiane Spitzner. Aos 29 anos ela foi morta pelo então marido, Luis Felipe Manvailler, condenado a 31 anos de prisão em 2021. A sessão marcada pelos depoimentos dos vereadores em solidariedade a família e amigos da vítima.
“Estamos colocando todos os serviços de acolhimento e enfrentamento num lugar só para que a gente não perca essas mulheres no meio do caminho. Para que elas continuem tendo coragem para continuar e pedir ajuda.”, declarou a vereadora Bruna Spitzner, prima de Tatiane.
A vereadora Chris Wainer, além de outros, assumiu a palavra para mencionar a importância desse PL em visibilizar o assunto. “Nomear o centro em homenagem a Tatiane, que teve o caso debatido em nível nacional, é uma forma de dizer que o poder público e legislativo se importa com esse tema”, destacou a vereadora.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



