Capacitação de mulheres é aposta de oficinas mecânicas para superar falta de mão de obra

Curso exclusivo para mulheres deve formar profissionais aptas para vagas no setor, em Guarapuava.

Alunas terão noções básicas de mecânica e estarão capacitada para ocupar vagas no setor de reparação automotiva. Foto: Cléber Moletta.

11/07/2024 às 15:00 - Atualizado em 11/07/2024 às 15:16

Compartilhe:

O setor de reparação automotiva está apoiando um curso de mecânica exclusivo para mulheres e aposta na formação para superar o problema de mão-de-obra qualificada em Guarapuava. Iniciativa da Prefeitura, por meio do Programa Potencial Feminino, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o curso Sistemas Automotivos 5.0 é realizado pelo Senai com apoio do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava). A primeira turma iniciou em maio e conta com 20 alunas.

“A mão-de-obra ela está sumindo”, afirma Márcio Zanona, conselheiro do Sindirepa. “Todas as empresas têm vagas, mas não temos profissionais. Nossa vontade é inserir a mulher no mercado, percebemos a responsabilidade da mulher, a perfeição que elas procuram e até a forma de apresentação delas com o cliente”, conclui.

Segundo o empresário, o objetivo é oferecer estágios para as alunas interessadas e absorver as que desejem ingressar no mercado de trabalho. “A nossa vontade é que todas estejam empregadas, vagas vamos ter”, finaliza.

Sônia Mara de Melo, 43 anos, é uma das alunas que está aprendendo o básico para iniciar no ramo. Ela é atualmente zeladora, mas contou que pretende ter uma nova profissão e melhorar sua condição de trabalho e renda.

“Quero uma oportunidade para me aperfeiçoar na área, aqui é o primeiro passo, mas eu vou progredir”, contou durante uma das aulas, que são realizadas na Unidade Senai de Guarapuava, numa oficina escola equipada com todas as ferramentas e carros para exercícios.

Desafio

“Tudo é desafiador, mas uma aos poucos, uma ajudando a outra, vamos conseguindo, está sendo bem legal”, conta Isabeli Cristina Mendes, 30 anos. “São muitos desafios porque vamos pegando somente na prática mesmo, aqui agrega muito, mas vamos ter que ter lá na frente outras pessoas que vão ajudar”.

“O curso oferece tudo para iniciar na mecânica e parte elétrica, trabalha a parte de suspensão, freios, montagem e desmontagem de motores, ensina o funcionamento de motores a gasolina, flex e diesel”, explica José Carlos Venzel, instrutor do curso que tem 193 horas/aula e é totalmente gratuito para as alunas. O investimento é bancado pela Prefeitura.

Segundo ele, mulheres como Sônia terão oportunidades nas empresas do segmento, pois o conhecimento do curso valem para diversas funções como mecânica, consultoria, venda de peças, gerenciamento de oficinas.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!