Cultura News

Carne de cordeiro da CooperAliança é a primeira a receber selo de qualidade no Brasil

Cooperativa passa a integrar a Rota da Ovinocultura e recebeu o lançamento do selo Cordeiro BR. 

CooperAliança entra na Rota da Ovinocultura e recebe o Selo Cordeiro BR. Foto: Cléber Moletta.

11/04/2025 às 16:00 - Atualizado em 11/04/2025 às 16:20

Compartilhe:

Guarapuava entrou na Rota da Ovinocultura, uma iniciativa ligada ao Programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Nacional (MIDR). A proposta é desenvolver cadeias produtivas do país. 

A cooperativa CooperAliança é a primeira integrante da Rota no Paraná e foi a primeira a receber selo Cordeiro BR, que distingue a qualidade da carne produzida pelos integrantes da Rota.

“[O selo] reconhece a qualidade daquele animal que é da categoria cordeiro e não é um ovino adulto. E esse é o grande diferencial que tem a CooperAliança, que trabalha com animais novos, carne de qualidade, ciclo curto e com muita aceitação por parte do consumidor”, afirmou Daniel Benitez, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura junto ao MIDR. Veja entrevista em vídeo abaixo. 

Selo

O selo Cordeiro BR teve o lançamento nacional realizado ontem, aqui em Guarapuava. Ele assegura que o produto segue padrões como o abate precoce, que diferencia a carne como de cordeiro, que é diferente de borrego e ovelha. 

Em novembro de 2024 foi lançada a Rota da Ovinocultura, que atualmente tem 15 pólos, incluindo Guarapuava.

Reconhecimento da Cooperaliança

“Esse reconhecimento é muito importante para o nosso trabalho, para nosso produto, vamos poder agregar ao nosso produto como um certificado de qualidade nacional, é um orgulho saber que somos referência na cadeia de ovinocultura dentro do cooperativismo”, comemorou Adriane de Araújo Azevedo, vice-presidente da CooperAliança.

Atualmente a cooperativa tem 50 cooperados atuando com ovinos e abate 150 animais por semana. Ainda pouco para o potencial do mercado e capacidade instalada do frigorífico. Se integrar a Rota é mais um elemento para expandir esse ramo. 

A cooperativa está realizando um programa com as prefeituras de Guarapuava e Campina do Simão (ainda inicial) para expandir a criação de animais em parceiros da agricultura familiar.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!