Cervejaria fantasma pode custar indenização milionária para prefeitura de Guarapuava

Abandonada, cervejaria nunca funcionou e é alvo de briga na Justiça.

Foto: Cléber Moletta.

22/07/2025 às 12:10

Compartilhe:

A microcervejaria artesanal de Guarapuava gerou um processo judicial milionário contra a  prefeitura. A Associação de Cervejeiros Artesanais de Guarapuava (Artecerva) processou o município por descumprimento de contrato e pede indenização de R$1.458.400,00 como reparação. Ainda não há decisão sobre o pedido. 

Segundo a associação, o Executivo municipal descumpriu sua parte no contrato e não entregou a cervejaria montada e apta para produção. Essa obrigação está prevista no Nº 316/2019, firmado entre o município e a Artecerva. 

A associação alega, no processo, que reformou o prédio do Portal Turístico, no Parque das Araucárias, cumprindo sua parte, mas a instalação da cervejaria não ocorreu de imediato e, quando foi instalada, em 2023, não estava operacional. 

Os pedidos da Artecerva são justificados por “perdas e danos devido aos prejuízos sofridos, […] Lucros Cessantes pelo que a associação deixou de auferir, […] e danos morais”, conforme pedido inicial do processo. 

O processo pedindo reparação tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública de Guarapuava desde dezembro de 2024. 

A prefeitura de Guarapuava foi procurada para se manifestar sobre o assunto, mas não retornou. 

Investigação do Ministério Público

Em 2021, a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Guarapuava iniciou um Inquérito Civil para apurar possível descumprimento do contrato entre a prefeitura de Guarapuava e uma empresa de instalação de equipamentos industriais, o que impossibilitou a operacionalização de uma microcervejaria. O inquérito segue em andamento.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!